Site de Notícias do Galo – Clube Atlético Mineiro

ATLÉTICO SE COMPLICA NO ESTADUAL E CORRE RISCO DE SER ELIMINADO NO CLÁSSICO CONTRA O CRUZEIRO

Galo corre risco de ficar de fora da semifinal do estudal e poderá ficar sem a vaga da Copa do Brasil de 2026, através do estadual

O Atlético se complicou na tabela do campeonato mineiro, mesmo com a vitória contra o Athletic na última terça-feira, o Galo está numa situação delicada, pois seus rivais de grupo venceram ontem, Betim e Tombense ganharam de Pouso Alegre e Aymorés respectivamente, e ultrapassaram o time Alvinegro novamente no grupo A.

De acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), hoje, o Galo teria 30,1% de chances de classificação às semifinais.

Cruzeiro: 99,67%
Athletic: 87,8%
América: 83,9%
Betim: 52,6%
Tombense: 42%
Atlético: 30,1%
Uberlândia: 3,7%
Aymorés: 0,33%
Pouso Alegre: 0,01%

UFMG

GALO PODE SER ELIMINADO NO CLÁSSICO?

O Atlético corre risco de ser eliminado até com um empate no clássico contra o Cruzeiro, neste domingo, às 16 horas, no estádio do Mineirão.

A eliminação precoce atleticana, com um empate diante do maior rival, acontece se o Betim vencer o Villa Nova, o América bater o Tombense e o Athletic superar o Uberlândia.

Nessa situação, o Galo não teria mais chances de se classificar em primeiro no seu grupo, e também não teria mais condições de alcançar como melhor segundo colocado geral.

De positivo nisso tudo, é que o Atlético entrará em campo já sabendo os resultados dos seus adversários, pois tanto Betim como Tombense jogaram no sábado, enquanto o Alvinegro jogará apenas no domingo.

ATLÉTICO DEPENDE DE SI PRÓPRIO PARA SE CLASSIFICAR?

A resposta é não. Pois, mesmo se ganhar o clássico contra o Cruzeiro e também vender na última rodada, o Itabirito em casa, o Galo ainda poderia ser eliminado se Betim e Tombense também ganhem os seus confrontos, com isso Betim se classificaria como primeiro do grupo e Tombense passaria como melhor segundo colocado.

Um fato inusitado nesta situação é que o Atlético poderia ter 16 pontos sendo eliminado, e equipes dos outros grupos com menos pontos sendo classificados, já que pelo regulamento vale a classificação pelo grupo e não pelo geral.

O QUE O GALO PRECISA PARA SE CLASSIFICAR?

Se vencer o clássico, o Atlético adia a decisão da classificação para a semifinal do Mineiro para a última rodada sem depender de nenhum resultado, quando enfrentará o Itabirito, mas a equipe vai depender dos resultados dos rivais para garantir a vaga na última rodada.

Para ser líder do grupo, o Atlético tem que contar com um tropeço de Betim e Tombense nas duas últimas rodadas, e o time Alvinegro precisaria vencer os dois confrontos finais para alcançar a liderança.

Se o Galo empatar no clássico, terá que contar com os tropeços de Betim e Tombense para manter as esperanças na última rodada.

GALO PODERÁ FICAR FORA DA COPA DO BRASIL DE 2026?

Se nada mudar nos critérios de classificação para a Copa do Brasil de 2026, a Federação Mineira de Futebol terá direito a cinco vagas no torneio em virtude da colocação no Ranking Nacional de Federações de 2025.

Os quatro semifinalistas do Estadual. E o campeão do Troféu Inconfidência garantem vaga na competição.

Portanto, ainda que fique de fora da semifinal, se nada mudar, o Atlético ainda terá oportunidade de garantir vaga via Campeonato Mineiro.

Para se classificar ao Inconfidência caso fique de fora das semifinais, o Atlético precisa terminar a primeira fase entre o 5º e o 8º lugar na classificação geral.

SE NÃO FOR PELO ESTADUAL, GALO AINDA TEM CHANCE?

O Galo ainda teria chance pelo Brasileirão, precisaria se classificar entre os clubes que vão para a Libertadores. Ou ganhar a Copa do Brasil ou a Sulamericana, para garantir a sua participação na Copa do Brasil de 2026.

Pedro Souza/Atlético-MG