Site de Notícias do Galo – Clube Atlético Mineiro

Foto: Pedro Souza / Atlético

ATLÉTICO-MG VÊ CHANCES DE VAGA NA LIBERTADORES AUMENTAR

Qual é o foco do Atlético-MG para a próxima temporada?

A conquista inédita da Copa do Brasil pelo São Paulo tem um impacto direto nas oportunidades de times que desejam participar na Copa Conmebol Libertadores em 2024. É o que resta para o Atlético-MG até o final da temporada, sendo que foi desclassificado da competição e da Copa do Brasil. No entanto, a matemática assinala aumento de chances de o Galo se classificar.

A última partida contra o Cuiabá, foi um ponto positivo, o Atlético venceu por 1 a 0 chegou aos 37 pontos, está em 9ºlugar, e viu a vantagem aumentar para 34,1%. Vale ressaltar, que a zona de classificação originalmente é de G-6, mas pode ser ampliado para G-7,G-8 e até G-9. Só que o cenário atual, é de G-7.

Foto: Pedro Souza / Atlético

CENÁRIOS ATUAIS DOS TIMES VIVOS EM COMPETIÇÕES

O São Paulo está em 14ºlugar, então bem incerto que vá entrar para o G-6. Existem brasileiros vivos tanto na Copa Libertadores quanto na Copa Sul-Americana. No torneio principal, o Internacional está em 13ºlugar, Fluminense em 5º lugar e o Palmeiras em 2º lugar. Portanto, se o Palmeiras ou Fluminense continuar assim no Brasileiro, e um deles for campeão, então vira G-6 ou G-7. Na Sula, poderia acontecer a mesma coisa, só que no duelo semifinal está entre  Corinthians que está em 10º lugar e o Fortaleza 8º lugar.

Se o vencedor da Libertadores encerrar entre os seis primeiros colocados, Fortaleza ou Corinthians, conquistarem a Sul-Americana e também terminarem no G-6, nesse caso a zona de classificação para a Libertadores será expandida para o G-8.

Sem precisar contar com essas junções, o Atlético continua sendo a meta de chegar até o G-6. Para que isso ocorra, a diferença para o Athletico-PR, atual 6º lugar, é de 40 pontos, é de apenas três pontos, seria viável atingir a posição de classificação original já na 25ª rodada, mas seria necessário vencer o time do ex-treinador Eduardo Coudet no Beira-Rio e torcer para que o Flamengo perca contra o Bahia. O Furação seja superado no clássico contra o Coritiba e o Fortaleza não vença o Grêmio.