Site de Notícias do Galo – Clube Atlético Mineiro

Foto: Reprodução/FIFA

FIFA PODERÁ SUSPENDER CBF. ATLÉTICO-MG E OUTROS BRASILEIROS FICARIAM DE FORA DA LIBERTADORES DE 2024

Clubes brasileiros poderiam ficar de fora do próximo Mundial, Libertadores e Copa Sulamericana.

A CBF corre o risco de ser suspensa pela Fifa caso a Justiça interfira na mudança do presidente. Nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol, ocorre um conflito entre Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira para tirar Ednaldo Rodrigues da presidência. A informação foi publicada pelo portal ‘UOL‘ e confirmada pela TNT Sports.

Foto do Ednaldo Rodrigues: Pedro Souza/Atlético-MG

A Fifa tomou conhecimento e enviou um comunicado sobre o estatuto, reforçando que não aceita interferência de terceiros.

Segundo uma fonte da CBF, isso é visto como:

Um grau de interferência absurda para tentar tomar o poder das mãos de um presidente que foi eleito legitimamente.”

Uma fonte dentro da CBF

Apesar da falta de resultados esportivos, membros da federação não enxergam isso como uma justificativa para a saída de Ednaldo.

ATLÉTICO-MG PODERÁ FICAR DE FORA DA LIBERTADORES EM 2024?

Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)

Caso a Fifa prossiga com a suspensão a CBF, nenhum clube brasileiro poderá disputar competições internacionais. Sendo assim, Fluminense não atuaria no Mundial de Clubes e o Atlético-MG não poderia disputar a Taça Libertadores da América, assim como Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Fluminense e São Paulo não participariam da Libertadores, por exemplo. Além da Sul-Americana e Recopa Sul-Americana acontecer sem a presença de brasileiros. Nesse caso, a Seleção Brasileira ficaria impossibilitada de atuar também.

A movimentação rápida da Fifa se deve porque Marco Polo Del Nero foi banido do futebol por escândalos de corrupção. A atual gestão da CBF, presidida por Ednaldo Rodrigues, possui uma boa relação com a entidade máxima do futebol. Inclusive, o Brasil é um dos candidatos para sediar da Copa do Mundo feminina de 2027.

Foto do Marco Polo Del Nero: Lucas Figueiredo/CBF