Site de Notícias do Galo – Clube Atlético Mineiro

QUAIS SÃO AS VERDADEIRAS FUNÇÕES DO CIGA NO GALO? SAIBA AGORA!

O Ciga tem o poder de contratar jogadores no Atlético? saiba o que disse o gerente Rodrigo Weber

Parte da torcida do Atlético questiona quais são as reais atribuições do Ciga (Centro de Informação do Galo). Essa espécie de conselho tem o propósito de embasar as decisões do clube nas questões ligadas ao futebol, através da utilização de modernas ferramentas de análise.

Ao contrário do que alguns torcedores pensam, o gerente de mercado do Ciga, Rodrigo Weber, esclareceu alguns pontos. O primeiro deles é que o setor não tem poder de tomar decisões, principalmente no que diz respeito a contratações. O Departamento faz uma análise de jogadores do mercado, por exemplo, nas posições mais carentes no elenco, e na sequência são apresentados, pelo menos, quatro nomes, segundo o portal O Tempo.

Divulgação/Atlético-MG

O treinador apresenta suas preferências ao comitê de Futebol, que baseado nas questões de planejamento, orçamento, qualificação técnica e desejo da comissão técnica, define pela contratação, ou não.

Pedro Souza/Atlético-MG

Além da parte de ferramentas técnicas, o Ciga tem olheiros, visita clubes brasileiros e do mundo todo para visualizar tudo mais de perto. Fundado em 2018, o setor passou por uma grande reformulação em 2021.

Nessa temporada, o CIGA é o departamento de análise e tecnologia que teve o maior investimento no Brasil, hoje são cerca de 12 profissionais na análise de mercado do clube.

Ele atua em processos de captação (voltado para as categorias de base); de análise de desempenho (base, profissional e adversários); de analytics (análise de dados quantitativos de atletas e equipes); e de análise de mercado. 

Recentemente, o Ciga teve papel essencial no fornecimento de estatísticas para a contratação do colombiano Brahian Palacios, de 21 anos. Segundo Weber, todas as decisões são tomadas com base em dados e não em opiniões.

Pedro Souza/Atlético-MG

QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO CIGA DO GALO:

CIGA – ESTRUTURA

Rodrigo Weber – GERENTE DE MERCADO

Divulgação/Atlético-MG

Veja os outros profissionais do CIGA:

ANÁLISE DE DESEMPENHO

Gustavo Nicoline – COORDENADOR DE ANÁLISE DE DESEMPENHO

Matheus Dupin – ANALISTA DE DESEMPENHO
Alexandre Cosme – ANALISTA DE DESEMPENHO

OPERAÇÃO DE MERCADO

SCOUNTING

Pedro Picchioni – COORDENADOR TÉCNICO DE SCOUTING
João Victor Hygino – ANALISTA DE MERCADO E GESTÃO DE ATIVOS
Edgar de Matos – ANALISTA DE MERCADO
Leandro Miranda – ANALISTA DE MERCADO
Pedro Ivo Maximino – ANALISTA DE MERCADO

DATA ANALYTICS

Rodrigo Picchioni – COORDENADOR DE ANALYTICS
Léo Martins – CIENTISTA DE DADOS
Sérgio Pessoa – CIENTISTA DE DADOS
Gabriel Valadão – ESTAGIÁRIO EM CIÊNCIA DE DADOS

Ornograma do CIGA:

Divulgação/Atlético-MG
Divulgação/Atlético-MG

O Canal eu Acredito conversou com uma pessoa da direção do Atlético e citou a importância que o CIGA tem hoje no Galo e os futuros investimentos que essa ferramenta terá no futuro no clube:

“O CIGA hoje trabalha com as mais modernas ferramentas de monitoramento de atletas e de análise de dados. O clube aumentou a estrutura física e de pessoal, contratando profissionais de alto gabarito e organizando os fluxos de informação. Não tenho os valores investidos, porém não estão sendo medidos esforços para melhorar e ampliar o trabalho do CIGA. Hoje é voltado mais fortemente para o futebol profissional, com uma base de dados de mais de 4 mil nomes monitorados em todos os continentes, mas estamos abrangendo aos poucos as categorias de base, que ainda não contam com muitas ferramentas e plataformas de acompanhamento, o que dificulta um pouco o trabalho. E também iremos expandir para o futebol feminino. O objetivo é fazer com que esse trabalho seja cada vez mais assertivo e capaz de suprir o clube com nomes interessantes no mercado, que possam gerar ganho técnico e também retorno financeiro.”

Fonte da diretoria do Atlético-MG
Pedro Souza/Atlético-MG