Site de Notícias do Galo – Clube Atlético Mineiro

DEYVERSON DO ATLÉTICO FICARÁ DE FORA DA LIBERTADORES? ENTENDA O CASO!

Conmebol poderá punir jogador do Galo por possível ato racista na partida contra o River Plate

O atacante Deyverson pode se tornar desfalque para o Atlético na final da Libertadores da América. A informação é da “Rádio Continental 590″, da Argentina.

Durante o empate por 0 a 0 contra o River Plate, nesta terça-feira, no jogo de volta das semifinais, o jogador teria feito um gesto de macaco para a torcida do River Plate – ato racista comumente realizado contra jogadores e torcedores brasileiros em partidas da Libertadores.

Reprodução/Telefe

JOGADOR PODERÁ FICAR DE FORA DA FINAL?

Caso a Conmebol entenda que o gesto, imitar “macaco”, do atacante do Galo seja um ato racista, jogador pode até ser suspenso por 4 meses.

O que diz o código penal da Conmebol?

“Qualquer jogador ou oficial que insultar ou atentar contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, tendo como motivos a cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será suspenso por pelo menos dez (10) partidas ou por um período mínimo de quatro (4) meses.”…

Código penal da Conmebol

Em 2023, o meia-atacante Bruno Tabata, então jogador do Palmeiras, foi punido pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol e suspenso por quatro meses por causa de supostos atos racistas praticados na partida contra o Cerro Porteño, do Paraguai, na Libertadores.

Cesar Greco/Palmeiras

PORÉM, O GESTO DE DEYVERSON FOI RACISTA? VEJA A OUTRA EXPLICAÇÃO!

O ato, porém, seria a imitação de uma galinha, apelido pejorativo dado aos atletas e torcedores do River – “gallinas”. Carlitos Tevez, ex-jogador do Boca, fez gesto semelhante em partida diante do River, em 2004, no Monumental de Núñez.

Além do gesto, Deyverson colocou protetores de ouvido e mostrou a língua para os torcedores do River enquanto se encaminhava para o banco de reservas. De acordo com a “TNT Sports”, o atacante também teria gritado “Boca Juniors! Eu sou do Boca!” para torcedores do River. O jogador deixou o gramado aos 17 do segundo tempo para a entrada do lateral Rubens.

Reprodução/Telefe

Além da provocação em campo, Deyverson levou uma camisa do Boca Juniors no ônibus do Atlético a caminho do Monumental de Núñez, deixando-a à mostra durante o percurso.

JUSTIÇA DA ARGENTINA PODERÁ PUNIR DEYVERSON?

O Ministério Público Federal entende que o atacante promoveu a desordem ao levar uma camisa do Boca Juniors para o estádio do River Plate.

Pode haver uma audiência virtual para que Deyverson pague uma indenização, mas as chances são muito remotas.

Também foi levantado que o River Plate não vai ingressar com qualquer tipo de reclamação formal, seja desportivamente, através da Conmebol, ou de maneira civil.

A Conmebol, por sua vez, não possui jurisdição para atuar nesse episódio, já que ele aconteceu no trajeto da delegação atleticana ao Monumental. A entidade máxima do futebol na América do Sul pode, no máximo, endossar qualquer iniciativa de repúdio que seja feita contra a atitude do atacante.

Um representante do departamento jurídico do Galo estava em Buenos Aires e foi colocado a par da situação logo após a partida que garantiu a classificação da equipe mineira à final da Libertadores.

O Atlético deve se posicionar após toda a situação ser esclarecida internamente. Quando isso acontecer, a matéria será atualizada com o posicionamento.

Reprodução/Redes Sociais

NÚMEROS DO DEYVERSON COM A CAMISA DO ATLÉTICO NA LIBERTADORES:

⚔️5 jogos
⚽4 gols
🅰️1 assistência
🎯5 participações em gols

Pedro Souza/Atlético-MG