O atacante Deyverson pode se tornar desfalque para o Atlético na final da Libertadores da América. A informação é da “Rádio Continental 590″, da Argentina.
Durante o empate por 0 a 0 contra o River Plate, nesta terça-feira, no jogo de volta das semifinais, o jogador teria feito um gesto de macaco para a torcida do River Plate – ato racista comumente realizado contra jogadores e torcedores brasileiros em partidas da Libertadores.
JOGADOR PODERÁ FICAR DE FORA DA FINAL?
Caso a Conmebol entenda que o gesto, imitar “macaco”, do atacante do Galo seja um ato racista, jogador pode até ser suspenso por 4 meses.
O que diz o código penal da Conmebol?
Em 2023, o meia-atacante Bruno Tabata, então jogador do Palmeiras, foi punido pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol e suspenso por quatro meses por causa de supostos atos racistas praticados na partida contra o Cerro Porteño, do Paraguai, na Libertadores.
PORÉM, O GESTO DE DEYVERSON FOI RACISTA? VEJA A OUTRA EXPLICAÇÃO!
O ato, porém, seria a imitação de uma galinha, apelido pejorativo dado aos atletas e torcedores do River – “gallinas”. Carlitos Tevez, ex-jogador do Boca, fez gesto semelhante em partida diante do River, em 2004, no Monumental de Núñez.
Além do gesto, Deyverson colocou protetores de ouvido e mostrou a língua para os torcedores do River enquanto se encaminhava para o banco de reservas. De acordo com a “TNT Sports”, o atacante também teria gritado “Boca Juniors! Eu sou do Boca!” para torcedores do River. O jogador deixou o gramado aos 17 do segundo tempo para a entrada do lateral Rubens.
Além da provocação em campo, Deyverson levou uma camisa do Boca Juniors no ônibus do Atlético a caminho do Monumental de Núñez, deixando-a à mostra durante o percurso.
JUSTIÇA DA ARGENTINA PODERÁ PUNIR DEYVERSON?
O Ministério Público Federal entende que o atacante promoveu a desordem ao levar uma camisa do Boca Juniors para o estádio do River Plate.
Pode haver uma audiência virtual para que Deyverson pague uma indenização, mas as chances são muito remotas.
Também foi levantado que o River Plate não vai ingressar com qualquer tipo de reclamação formal, seja desportivamente, através da Conmebol, ou de maneira civil.
A Conmebol, por sua vez, não possui jurisdição para atuar nesse episódio, já que ele aconteceu no trajeto da delegação atleticana ao Monumental. A entidade máxima do futebol na América do Sul pode, no máximo, endossar qualquer iniciativa de repúdio que seja feita contra a atitude do atacante.
Um representante do departamento jurídico do Galo estava em Buenos Aires e foi colocado a par da situação logo após a partida que garantiu a classificação da equipe mineira à final da Libertadores.
O Atlético deve se posicionar após toda a situação ser esclarecida internamente. Quando isso acontecer, a matéria será atualizada com o posicionamento.
NÚMEROS DO DEYVERSON COM A CAMISA DO ATLÉTICO NA LIBERTADORES:
⚔️5 jogos
⚽4 gols
🅰️1 assistência
🎯5 participações em gols
VEJA TAMBÉM
ATLÉTICO-MG ENTRE OS MELHORES TIMES DO MUNDO! VEJA A LISTA
GABRIEL MILITO TERÁ DESFALQUES IMPORTANTE CONTRA O FLAMENGO E ESCALAÇÃO É UM MISTÉRIO!
GALLARDO E IRMÃO DE MILITO QUEREM TIRAR JOGADOR IMPORTANTE DO ATLÉTICO