A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) apresentou nesta segunda-feira denúncia contra Luiz Henrique, atacante do Botafogo, pela expulsão no empate contra o Atlético, na semana passada. Na ocasião, ele foi expulso já com a partida encerrada por arremessar uma garrafa em um dos seguranças do Independência durante uma confusão.
O atacante do Botafogo foi denunciado no artigo 258 do CBJD (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva). Ele pode pegar de um a seis jogos a mais do que já cumpriu de punição. A denúncia será distribuída a uma comissão e julgada, tendo possibilidade de recurso ao Pleno.
Portanto, Luiz Henrique está confirmado na partida contra o Palmeiras, nesta terça-feira, no Allianz Parque. A partida é um confronto direto pela liderança do Brasileiro, já que as duas equipes têm 70 pontos – o clube paulista ocupa a ponta por ter mais vitórias. O atacante cumpriu a suspensão automática contra o Vitória, no sábado.
LUIZ HENRIQUE PODE FICARÁ DE FORA CONTRA O GALO NA FINAL DA LIBERTADORES?
Se for punido, o atacante Luiz Henrique poderá ficar de fora da final da Copa Libertadores, contra o Atlético?
A reposta é: não. O jogador estará disponível normalmente para a decisão deste sábado (30/11), a partir das 17h, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, capital da Argentina.
Isso porque as punições do STJD só interferem partidas de competições domésticas – ou seja, competiçõesnacionais, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. A Libertadores é um torneio internacional, disputado por equipes de todo o continente sul-americano e, assim, está sujeita ao Tribunal de Disciplina da Conmebol, a confederação de futebol da América do Sul.
ATLÉTICO E BOTAFOGO PODEM SER PUNIDOS TAMBÉM
O Atlético-MG foi denunciado por infrações nos artigos 206 (dar causa ao atraso do início da realização da partida), por ter demorado dois minutos a voltar para o segundo tempo, e 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida, prova ou equivalente). O Botafogo também foi denunciado no 257.
A Procuradoria também solicitou a suspensão preventiva de todos os membros da equipe de segurança do Botafogo e da Bromo segurança, empresa terceirizada que foi contratada pela Arena Independência.
BOTAFOGO ACUSA O ATLÉTICO DE TER PREMEDITADO A CONFUSÃO
CEO do clube carioca, Thairo Arruda afirmou que a confusão no final da partida no Independência foi “premeditada” pelos mineiros para “ter algum brio” e “tirar vantagem”.
VEJA TAMBÉM
STJD DENUNCIA O ATLÉTICO EM JOGO CONTRA O BOTAFOGO
ZARACHO SE LESIONA NOVAMENTE E ESTÁ FORA DA FINAL DA LIBERTADORES
ATLÉTICO-MG PODERÁ TER A VOLTA DA TORCIDA ANTES DA FINAL DA LIBERTADORES