Site de Notícias do Galo – Clube Atlético Mineiro

Foto: Pedro Souza/Atlético-MG e André Durão/Flamengo

CLIMA PESADO ENTRE FELIPÃO E TITE, ACIRRAM O CLÁSSICO ENTRE FLAMENGO E ATLÉTICO-MG

Felipão e Tite, antes amigos, hoje desafetos declarados. Há mais de 13 anos não se falam, o que realmente aconteceu?

Dois dos maiores treinadores do futebol brasileiro e com passagens pela seleção brasileira, tanto Felipão como Tite, marcam o clássico desta quarta-feira às 19:30, no Maracanã, entre Flamengo e Atlético, mas além da rivalidade histórica entre as equipes, haverá uma outra, entre os próprios treinadores que já foram íntimos, mas romperam relações e não se falam há 13 anos.

Amizade entre eles se rompeu no ano de 2010, e nunca mais voltaram, vejam como tudo aconteceu:

Na penúltima rodada do Brasileirão de 2010, o Corinthians de Tite dependia do Palmeiras de Felipão na briga pelo título. Se o Verdão parasse o Fluminense, o Timão, ganhando seu jogo contra o Vasco, assumiria a ponta. Mas não aconteceu, e o Flu acabou campeão. Para Tite, faltou empenho do antigo amigo.

Em 2011, depois de perder para o Tolima-COL e ser eliminado da Libertadores, uma declaração de Felipão sobre Tite não caiu bem. Scolari disse que se o cargo do então amigo dependesse de uma vitória ele “gostaria de perder o jogo”. O que acabou acontecendo…

Foto: Editoria de arte

No encontro seguinte houve uma nova polêmica, quando Tite protagonizou a cena que ficou marcada pelo “fala muito” à beira do campo. Nem mesmo um abraço trocado em 2012 mudou o tom da relação. Virou estritamente profissional…

Imagens: Reprodução/Tv Globo

No calor do jogo, muita coisa acaba sendo mal interpretada. Aqueles episódios romperam a relação. Os dois ganham no futebol, são técnicos vencedores, ambos são pessoas de bem, de família, isso a gente reconhece. Mas cada um quer ganhar de uma forma. O meu irmão não quer usar artimanha, quer ganhar sendo o melhor. O Felipão é raposão, é a malandragem do futebol”

Miro Bachi, irmão do Técnico Tite

Houve algumas tentativas não respondidas de contato. Felipão argumenta que procurou Tite e não foi atendido, Tite relata que, quando assumiu a seleção, buscou contato com Scolari e também não houve retorno…

O próprio Felipão deixou claro seu ressentimento com o atual técnico da seleção brasileira, como fez em entrevista ao programa “Bola da Vez”, da “ESPN Brasil”, em 2017.

Esta palavra (gratidão) não existe mais. Você acha isso correto de quem conhece há 30 anos, de quem te abriu todas as portas? Quem te deu a oportunidade de ser jogador do Caxias, de começar na carreira e arranjar lugares fora do Brasil para trabalhar? Essa é a gratidão? – questiona Felipão”.

Felipão ao programa Bola da Vez na ESPN

Tite revelou que Felipão não atendeu quando ele o procurou (duas vezes) ao assumir a seleção. Scolari falou sobre o assunto ao “Bola da Vez”.

Por que tenho que atender se, quando eu solicitei, não fui atendido? Nem ouviu o porquê daquilo. Então está bom – completou Felipão”

Felipão ao programa Bola da Vez na ESPN
Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

O irmão de Tite revelou que ambos estiveram em eventos ao mesmo tempo e procuraram não se encontrarem. “Foi cada um para um lado”, disse. Certa vez, Tite e Felipão estiveram no mesmo voo, em assentos próximos. Ali houve uma tentativa de cumprimento de Tite, sem qualquer resposta amigável de Luiz Felipe. E nada mais…

Cada um tem um diagnóstico para o rompimento. O meu irmão acha que na hora em que ele poderia ajudar ganhando do Fluminense, não ajudou. Eles tinham uma relação muito forte e ele esperava outra postura. Essa é a visão do meu irmão. O Felipe, claro, acha que isso não aconteceu e pensa que meu irmão foi ingrato. Assim que a relação se rompeu. Eu não sei se vão reatar, mas tenho certeza que lá no íntimo ambos gostariam. O Felipão é muito orgulhoso, meu irmão também é. O Tite é um cara que diz: “eu perdoo, mas não esqueço”. São pessoas do bem, mas não sei se vão reatar por isso. No fundo, sei que gostariam. Eu gostaria também. Confesso que não gosto do Felipão, dessa coisa da malandragem”

Miro Bachi, irmão do técnico Tite
Foto: Reprodução/TV Globo

Tite e Felipão se conheceram nos anos 70, no tempo de escola, quando Tite era aluno e Felipão era professor de Educação Física. Eles foram próximos por muito tempo, com Felipão indo até para aniversário de Matheus Bachi, filho de Tite e hoje seu auxiliar no Flamengo. Inclusive que deu o apelido “Tite” foi exatamente o técnico Luiz Felipe Scolari nesse mesmo tempo que se conheceram e até hoje o apelido permaneceu.

11 ANOS SEM O DUELO FELIPÃO X TITE:

O último duelo entre Tite e Scolari ocorreu em 2012, pelo Campeonato Brasileiro. Treinado pelo atual comandante do Flamengo, o Corinthians bateu o Palmeiras por 2 a 1. Naquele ano, o Verdão seria rebaixado. Foram seis confrontos ao todo com quatro vitórias de Tite e dois empates. Em 2011, o Palmeiras de Felipão chegou a vencer o Corinthians de Tite, mas Scolari não comandou o time, pois cumpria suspensão.

Tite vs Felipão (em campo)

⚔️ 6 jogos

✅ 4 vitórias do Tite

⛔ 2 empates

❌ 0 vitórias do Felipão

Foto: Reprodução/TV Globo

JOGO FLAMENGO E ATLÉTICO, PELA 36ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

🎥PREMIERE