O jovem Alisson Santana de apenas 18 anos está na base do Atlético desde 2019, mas só estreou em 2021. Em setembro do ano passado, renovou com o Galo até o fim de 2027 com uma multa rescisória de 60 milhões de euros (cerca de R$ 320 milhões). Mas, por muito pouco, o Galo não perdeu o atleta. O portal Globo Esporte apurou que o ex-diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano, teve papel fundamental na permanência do atleta.
Houve demora nas negociações envolvendo a diretoria da base, e, quando Caetano soube, entrou no circuito. Segundo uma fonte, o diretor do Galo “agiu rapidamente e resolveu o impasse”
Alisson foi “descoberto” pelo captador Adriano Martins, à época profissional do Atlético-MG, que o observou de perto em competições realizadas no Sul do país. Chegou ao Galo no final daquele ano e só estreou em 2021 por conta da pandemia, que fez com que as equipes sub-15 e sub-17 ficassem paradas. Foi campeão mineiro sub-17 em 2021.
Em 2022, se firmou como titular da equipe sub-17 e foi artilheiro do Galo no Brasileirão da categoria, com cinco gols. O Atlético foi eliminado nas quartas de final pelo campeão Palmeiras. Fez 16 gols no ano e foi o vice-artilheiro da categoria na temporada. Em setembro de 2022, assinou o primeiro contrato profissional com o clube.
Na temporada 2023, foi para a equipe sub-20 e disputou a Copinha, onde jogou quatro partidas e deu duas assistências. Também jogou duas partidas pelo Brasileirão sub-20 e três pelo Mineiro, onde deu uma assistência e marcou dois gols.
CLUBES EUROPEUS DE OLHO EM ALISSON SANTANA
Todo esse destaque na base e agora começando na equipe profissional, com isso, o jovem já é monitorado por clubes do velho continente, segundo apurou o portal Globo Esporte, as equipes da Inglaterra: Arsenal, New Castle e Fulham, além do time alemão, Bayern Leverkusen e também o holandês, PSV, já sondaram a situação do atleta atleticano.
JOVEM ESTÁ COM MORAL ATÉ COM O HULK:
O atacante entrou na partida contra a Tombense pela 5° rodada do campeonato mineiro e salvou o clube de uma derrota inesperada dentro da Arena MRV. Esse gol não só foi importante para o Galo, mas também foi o primeiro como profissional de Alisson Santana. E todo esse grande futebol do jovem, fizeram até o ídolo da Massa, o atacante Hulk se render ao potencial deste jovem:
ALISSON SANTANA CARRASCO DO CRUZEIRO E NÚMEROS NO GALO:
Na base, Alisson também colecionou gols em cima do Cruzeiro. Foram quatro gols. Em um dos jogos, marcou duas vezes, na vitória por 3 a 2, no primeiro jogo da final sub-17, em 2022. No ano passado, na semifinal do sub-20, mais dois gols. Um em cada jogo.
Em 2023 estreou pelo profissional. Foi relacionado pela primeira vez na equipe principal para um jogo de Libertadores, contra o Libertad, no Paraguai, ainda com Coudet. Ficou no banco de reservas. A estreia no profissional foi contra o Corinthians, na 14ª rodada do Brasileirão do ano passado. Na partida no Rio Grande do Sul contra o Grêmio pelo Brasileirão do ano passado, o jogador chegou a dar uma assistência para o gol do centrovante Alan Kardec, porém, o gol foi anulado pela arbitragem.
NÚMEROS NO TIME PROFISSIONAL DO ATLÉTICO:
2024
⚔️5 jogos (0 titular)
⚽1 gol
2023
⚔️5 jogos (0 titular)
⚽0 gols e assistências
Total
⚔️8 jogos (0 titular)
⚽1 gol
⏱️119 minutos em campo por partida (média apenas de 11 minutos em campo em cada jogo)
VEJA TAMBÉM
VEJA A DEFINIÇÃO DA CONMEBOL DO TRIO DE ARBITRAGEM DA FINAL DA LIBERTADORES ENTRE ATLÉTICO-MG E BOTAFOGO.
GABRIEL MILITO GANHA REFORÇO IMPORTANTE NO ATLÉTICO-MG PARA ENFRENTAR O LÍDER. VEJA O PROVÁVEL TIME
ATLÉTICO-MG PLANEJA MUDANÇA NA SEDE. VEJA O QUE ELA PODE VIRAR