Site de Notícias do Galo – Clube Atlético Mineiro

CONSELHO APROVA NOVO ESTUDO DO GALO, VEJA AS MUDANÇAS

Galo atualiza seu estatuto, as mudanças visam sobre a política do clube na condição de SAF; veja algumas das alterações

O Conselho Deliberativo do Atlético aprovou, nesta terça-feira (25/6), o novo estatuto do clube mineiro. Eram necessários 275 votos para que o documento fosse instituído. O último estatuto havia sido aprovado em 2008 e sofrido mudanças em 2015, durante a gestão de Daniel Nepomuceno no Galo. O documento rege todos os detalhes que envolvem os bastidores políticos da instituição.

Foram 327 votos “sim”, um “não” e duas abstenções na votação desta terça-feira. O conselheiro que votou “não” entrou em contato com o Atlético para afirmar que escolheu a opção errada no painel e que votaria “sim”.

Foto: Divulgação/Atlético-MG

VEJA AS MUDANÇAS NO ESTATUTO:

As mudanças promovidas pelo novo estatuto estão mais relacionadas à transformação do Atlético em Sociedade Anônima de Futebol (SAF), concretizada em novembro de 2023. Na ocasião, o grupo denominado de Galo Holding comprou 75% das ações do clube-empresa por meio de um aporte de R$ 913 milhões.

O Título VII do novo estatuto do Atlético detalha a relação do clube com outras sociedades na condição de sócio ou acionista. O documento ainda aborda as condições para que membros da instituição façam parte da representação do clube nesses negócios. O estatuto prega a realização de votações por parte do Conselho Deliberativo do Galo para a definição de temas relevantes na vida política do clube – tais como eventual diluição da participação do Atlético em uma sociedade investida. Também é necessário que haja reuniões prévias a essas votações.

Foto: Divulgação/Atlético-MG

O Atlético também detalhou as restrições referentes à ocupação de cargos no clube. A participação no órgão social do Galo passa a ser “incompatível” com a titularidade em órgãos sociais de outras associações ou sociedades concorrentes. Veja essas regras a seguir.

Divulgação/Atlético-MG

Outra mudança que chama atenção está no artigo que trata sobre “conflito de interesses”. No novo estatuto, o Atlético abre espaço para celebração de contrato em negócio jurídico com essas características se a medida for “manifestamente mais benéfica para o Clube e previamente aprovada pelo Conselho Deliberativo”.

Divulgação/Atlético-MG