Nos anos 70 a 90 vivemos o auge dos clássicos com torcida dívida no estádio do Mineirão entre Atlético e Cruzeiro, considerado como um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, principalmente pela história e pelo tamanho da rivalidade das equipes. Entretanto, após a reforma dos estádios brasileiros que visavam a Copa do Mundo de 2014 no país e pelo crescimento da violência entre as torcidas, os clássicos começaram a serem divididos entre mandante e visitante, sendo que a equipe da casa ficava com 90% da capacidade e o time visitante com apenas 10%. No futebol paulista desde 2016 os clubes tomaram uma posição que apenas torcida mandante poderiam ir aos clássicos. Sete anos depois, Minas Gerais pode seguir o mesmo caminho.
O Atlético vai estrear pela primeira vez um clássico em sua casa na Arena MRV, e de acordo com o jornalista Victor Martins do Portal Deus me Dibre, o desejo da diretoria do Galo é de que esse primeiro clássico na sua nova casa seja de torcida única. Além disso, existe a vontade da direção que todos os clássicos com o Cruzeiro sejam de torcida única daqui em diante.
No entanto, pelo menos neste Brasileirão, dificilmente o duelo entre Galo e Raposa terá a presença somente de atleticanos, afinal seria uma desvantagem para o Cruzeiro. Vale lembrar que no primeiro turno, no clássico com o mando do Cruzeiro e disputado no Parque do Sabiá, em Uberlândia, os atleticanos tiveram direito a 5.625 ingressos, o que foi equivalente a 15% da carga disponível.
Mas o Atlético vai se escorar no argumento da falta de segurança para que 2,3 mil ingressos destinados aos visitantes neste início de operação do estádio, que ainda não está com a capacidade máxima liberada, sejam vendidos para torcedores do Cruzeiro. Embora a vontade da diretoria atleticana seja pelo clássico de torcida única, ela vai acatar o que determinarem Polícia Militar e Ministério Público de Minas Gerais.
Porém, mesmo que o duelo do dia 22 tenha a presença de cruzeirenses, é possível que no futuro o principal clássico de Minas Gerais se tornar um jogo apenas para torcida do clube mandante.
CLÁSSICO ESTÁ CONFIRMADO NA ARENA MRV
O Galo comunicou as torcedores permissionários de camarotes ou donos de cadeiras cativas da Arena MRV já podem, a partir da tarde desta terça-feira (10), solicitar o resgate dos ingressos para a partida entre Atlético e Cruzeiro. Com isso, encerra de vez qualquer possibilidade de transferência do jogo para outro estádio. O duelo já estava marcado para a Arena MRV na tabela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas há preocupação por eventuais depredações por parte dos rivais, como trouxemos aqui no Canal eu Acredito.
Entrevistado na Rádio Itatiaia, em 6 de setembro, o CEO do Atlético, Bruno Muzzi, reforçava esse receio antes da confirmação do clássico na Arena MRV:
A gente ainda não definiu (local do jogo). É uma conversa super complexa, envolve muita coisa. Mas, de fato, é uma preocupação muito grande para a gente. A gente está super preocupado“
De todas as conversas que tivemos, com Batalhão de Choque (da Polícia Militar), órgãos envolvidos no momento em que fizemos plano de torcida adversária, você operar um evento, um jogo, quando tem uma torcida 50% a 50%, ele é mais seguro do que operar um jogo com torcida de 10%. A gente vive numa cidade com rivalidade muito grande, casa nova, estamos com muito zelo por ela. É uma preocupação muito grande.“
1 thought on “CRUZEIRO NÃO TERÁ TORCIDA CONTRA O ATLÉTICO-MG NA ARENA MRV?”