O Centro de Informações do Galo (CIGA) foi fundado pelo Atlético em 2018 e aprimorado em 2021. Agora como Sociedade Anônima de Futebol (SAF), o Galo pretende investir ainda mais no setor, conferindo maior protagonismo aos dados nas decisões relacionadas ao departamento do time mineiro.
Nos primeiros três anos de operação, o CIGA esteve voltado exclusivamente à análise de mercado por meio da observação de jogos. A partir de 2021, ano mais vitorioso da história do Atlético, o departamento também passou a trabalhar nos setores de captação nas categorias de base, análise de desempenho e analytics.
O último setor trabalhava na sede do Galo, no Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, e passará a funcionar “integralmente no departamento de futebol”. A informação foi divulgada por Bruno Muzzi, CEO do Atlético, em entrevista concedida na última terça-feira (14/11).
Esse trabalho bem feito nos anos de 2021 e 2022, fizeram valorizar um dos funcionários do CIGA do clube, Alessandro Brito, hoje considerado como um dos melhores na sua área de mapeamento de jogadores do mercado, deixou o Atlético no começo de 2022, e hoje faz grande trabalho no Botafogo. Inclusive Alessandro Brito já tem propostas para trabalhar fora do país, especula-se que o Lyon da França pode ser um dos seus destinos em 2024. Lembrando que o time francês é do mesmo dono do Botafogo, John Textor.
O Canal eu Acredito apurou com uma pessoa importante no Atlético e revelou que o clube pretende investir ainda mais forte no departamento do CIGA na próxima temporada:
Bruno Muzzi também revelou que o clube planeja ampliação do quadro de funcionários do CIGA. A intenção do Atlético é que o departamento forneça materiais cada vez mais relevantes para pautar as decisões da diretoria de futebol do Galo:
QUEM TRABALHA HOJE NO CIGA DO ATLÉTICO:
✔️ Rodrigo Weber (Coordenador de mercado)
✔️ Fernando Ziskind (analista de mercado)
✔️ Rodrigo Pichioni (analista de mercado)
✔️ Pedro Pichioni (analista de mercado)
✔️ Edgar Matos (analista de mercado)
Rodrigo Weber foi o último contratado, ele chegou do Coritiba ano passado para substituir exatamente a saída de Alessandro Brito. No currículo, Rodrigo Weber traz experiências como analista de mercado no Internacional e gerente de prospecção e captação no Coritiba.
Natural de Porto Alegre, o profissional possui ainda Curso de Formação de Treinadores UEFA Nivel I, pela Real Federación Andaluza de Fútbol, de Sevilha, Espanha; Curso de especialização Gestão Técnica no Futebol, pela Universidade do Futebol; e Curso de especialização no Programa de Formação de Executivos de Futebol, pela CBF Academy.
VEJA TAMBÉM
VEJA A DEFINIÇÃO DA CONMEBOL DO TRIO DE ARBITRAGEM DA FINAL DA LIBERTADORES ENTRE ATLÉTICO-MG E BOTAFOGO.
GABRIEL MILITO GANHA REFORÇO IMPORTANTE NO ATLÉTICO-MG PARA ENFRENTAR O LÍDER. VEJA O PROVÁVEL TIME
ATLÉTICO-MG PLANEJA MUDANÇA NA SEDE. VEJA O QUE ELA PODE VIRAR