Site de Notícias do Galo – Clube Atlético Mineiro

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

CBF REALIZARÁ HOJE O SORTEIO DA COPA DO BRASIL

A terceira fase da competição nacional contará com 32 times.

O sorteio dos confrontos da terceira etapa da Copa do Brasil está marcado para ocorrer nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 14h30 (horário de Brasília), na sede da Confederação Brasileira de Futebol, localizada no Rio de Janeiro.

São 32 times no total, com 20 que vieram da segunda etapa e outros 12 entrando na competição agora são eles: as equipes que estão participando da Libertadores, como Athletico-PR (nono colocado no Brasileirão em 2023), o Ceará (atual campeão do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde) e o Vitória (campeão da Série B).

Foto: Acervo Vitória, Goiás EC, Thiago Gadelha, SVM e Fernando Freire.

POTES

Serão formados em dois grupos, organizados conforme a classificação de cada uma no ranking da entidade, de modo que os clubes enfrentarão os do outro. Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá. Pote 2: Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB.

DATAS

Na terceira etapa em diante, serão disputadas em duas partidas. A definição da ordem dos mandos de campo também será determinada por sorteio. As datas reservadas são 1º e 22 de maio. Caso haja empate no placar agregado, a classificação será decidida por meio de cobranças de pênaltis, sem considerar o critério do gol fora de casa. A partir de agora, a CBF passa a solicitar estádios com capacidade mínima de 10 mil torcedores para sediar os jogos.

PREMIAÇÃO

Nessa fase, todos os clubes, sem distinção de divisão, passam a ser contemplados com um montante igual de participação: R$ 2,2 milhões. Quem se classificar para as oitavas de final vai receber R$ 3,465 milhões.

PLANEJAMENTO DO GALO

Antes da temporada começar, o Galo estipulou metas a serem alcançadas em seu orçamento, e nesta Copa do Brasil a meta do clube era alcançar no mínimo até as oitavas de final, ou seja, se o Galo se classificar nesta terceira fase, já terá alcançado a meta projetada. Além disso, o clube prevê chegar no mínimo as oitavas da Copa Libertadores e traçou como meta o 6° lugar do Brasileirão (posição que leva o clube à pré-Libertadores de 2025).

Foto: Pedro Souza / Atlético